10 janeiro 2011

Ser mais um ou fazer a diferença?

Faça a diferença
E AE, VAI SER MAIS UM OU VAI FAZER A DIFERENÇA?

Texto: JOSUÉ 24:14-16.
“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses”.

Uma das mais inseguras atitudes a serem tomadas na vida são as decisões, pois uma decisão errada poderá lhe causar danos irreversíveis, bem como uma decisão correta lhe proporcionará uma série de benefícios.

É comum vermos jovens e adolescentes preocupados, desesperados sem saber que decisão tomar é fácil perceber esta preocupação quando conversamos com alguns jovens sobre que curso superior pretendem fazer, ou que carreira profissional almejam.
Nosso universo é rodeado de decisões. Diariamente tomamos decisões sem ao menos percebermos que à tomamos.
Prova disto é que ao acordarmos, decidimos levantar da cama ou permanecermos deitados. Decidimos escovar os dentes ou não. Tomar café ou não. Ir a escola ou não. Trabalhar ou não. Enfim, somos cercados de momentos que exigem de nós uma tomada de decisão.
Por isso, é comum vermos jovens e adolescentes em conflitos pessoais, pois não sabem o que fazer da vida. Vivem em busca de referências pessoais, para que possam fundamentar suas ações, visando acima de tudo descobrir sua identidade. E aí que surge então as tribos...
Por conseqüência desta busca acirrada por um referencial, é que muitos tem se perdido nas drogas, no álcool, na prostituição... são escolhas; decisões tomadas, e conseqüências reais.
Diariamente, podemos assistir nos telejornais, jovens e adolescentes envolvidos em gangues, tirando vidas, perdendo suas próprias vidas.
Mas em meio a todo este contexto, qual tem sido a sua decisão?
Em meio a esta realidade que nos rodeia, o que temos feito?
Por isso, retomo o tema deste nosso estudo:
E AE, SER MAIS UM OU FAZER A DIFERENÇA?
No texto lido, nos é possível perceber que Josué estava dialogando com o povo e lhes fazendo entender que era um momento de decisão.
Algo havia acontecido, estava acontecendo, e ainda aconteceria.
Josué estava falando ao povo de Israel que o momento de decisão havia chegado, e eles precisavam fazer uma escolha.
Veremos à luz das Sagradas Escrituras, algumas dicas dadas por Deus para fazermos escolhas corretas:

I – Tome cuidado com a precipitação
Um dos maiores erros que cometemos ao tomarmos uma decisão é agir por impulso – agir com pressa e sem reflexão das conseqüências.
Provérbios 19.2: “Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés”.
Agir de forma precipitada sempre nos trás más conseqüências. Quem sabe você já tomou algumas decisões precipitadas e hoje está colhendo sérias conseqüências destas decisões. Mas Deus está nos alertando sobre a necessidade de tomarmos decisões corretas e de forma cautelosa, para não entrarmos em uma fria e gerarmos conseqüências más a nós e a nossa família.

II – Busque Conselhos
É bom quando buscamos ajuda para tomarmos decisões. Muitas vezes nos momentos de decisão, não conseguimos enxergar algumas coisas e ao buscarmos conselhos, conseguiremos tomar decisões de forma segura.
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”. Pv. 11:14

III – Escute seus líderes
A Bíblia diz, em Hebreus 13.17:
“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas…”.
A verdade principal deste texto aponta para a necessidade de ouvirmos as pessoas que estão exercendo liderança espiritual sobre nós. Precisamos escutar qual é a avaliação destas pessoas.
Não me refiro à conselhos somente no âmbito espiritual não, mas em todas as áreas.
Me lembro bem, de quantos conselhos recebi de meus pastores relacionados à minha vida financeira, aos meus estudos, ao meu ministério, a minha vida sentimental...
Conselhos estes que coloco em prática até hoje.
O que a Bíblia ministra é que devemos ter pessoas que pastoreiem nossas vidas e que nos momentos de escolhas, possam nos ajudar a avaliar e definir a decisão correta à ser tomada.
Qual foi a ultima vez que você pediu conselho para o seu pastor?

IV – Não adiar a decisão
É comum adiarmos alguma coisa que não sentimos confiança em fazermos, ou que temos medo em realizar.
Não gostamos de tomar injeção, portanto, vamos adiando nossa visita ao médico, pois não queremos correr o risco de sofrermos. Existe uma pequena ilustração que exemplifica muito bem este tópico, vejamos:
NÃO É COMIGO!!!

Esta é uma história sobre quatro pessoas: Todo Mundo; Alguém; Qualquer Um e Ninguém;
Havia um importante trabalho a ser feito, e Todo Mundo tinha certeza que Alguém o faria. Qualquer Um poderia ter feito, mas Ninguém o fez. Alguém zangou-se porque este era um trabalho para Todo Mundo. Todo Mundo pensou que Qualquer um poderia faze-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixaria de faze-lo.
Ao final, Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito!

Não podemos adiar algumas decisões, pois não sabemos o dia de amanhã. Mas, quando adiamos uma decisão por muito tempo, podemos perder grandes chances.
Quem sabe hoje, seja sua ultima chance te tomar uma decisão, não deixe para amanhã, pois o amanhã é incerto.

V – Busque confirmação de Deus
Depois de ter vencido as quatro dicas anteriores, agora busque a paz de Deus através do testemunho do seu Espírito. Faça isto em oração!
A Bíblia garante:
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16).
Ou seja, Deus vai testificar em seu coração qual decisão tomar.

Assim como Josué alertava o povo sobre a decisão a ser tomada, hoje Deus está te fazendo um ALERTA!!!
Você precisa tomar uma decisão.
Em meio a todas estas realidades que você tem vivido, qual tem sido sua posição:
SER MAIS UM OU FAZER A DIFERENÇA?
Josué estava decidido a servir a Deus acima de qualquer circunstâncias, acima dos problemas, acima dos conflitos pessoais.
Mas o povo, somente depois de passar por alguns problemas e serem confrontados com a verdade é que decidiram tomar uma decisão.
Não sei como está sua vida hoje, mas de uma coisa tenho certeza, hoje é dia de decisões.
Jesus está voltando... o seu tempo está acabando...
E AE, VAI SER MAIS UM OU VAI FAZER A DIFERENÇA?

“Eu sou o Senhor teu Deus, que te guia pelo caminho em que deves andar”. Isaías 48:17

Tome uma decisão, entregue-se totalmente à Deus, tome as decisões corretas, e desfrute das maravilhas que Deus já preparou para você.

Deus abençoe, deixe seu comentário!

Pr. Orlando Jr.
http://twitter.com/#!/pastororlandojr

0 comentários:

Postar um comentário

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.